quarta-feira, 15 de março de 2017

A Modalidade 3 toques

Vulgarmente conhecida como "Regra Carioca", é disputada principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goias, São Paulo, Pernambuco, Amazonas e no Distrito Federal. É considerada a mais difícil para adaptação e aprendizado, por conter basicamente todas as regras do futebol de campo, como impedimento, sobrepasso, tiro livre. O tempo de duração é de 40 minutos, sendo dois de 20 com intervalo de 5 minutos.

O Campeonato Brasileiro Individual [12] da modalidade Bola 3 Toques é disputado desde o início da década de 1980, tanto individualmente, como de equipes. O campeonato de equipes foi ao longo dos anos sendo modificado em sua forma de disputa, inicialmente com 2 atletas. No final da década de 1980 passou para 3 atletas e a partir dos anos de 1990 foi adotada a formula atual de 4 atletas por equipe.

O atual campeão brasileiro de clubes é o Tupy de Juiz de Fora. O campeão individual é Antonio Ornelas do Vasco da Gama do Rio de Janeiro , na categoria sênior acima de 38 anos o atual campeão é Lorival Ribeiro do Liberdade de Belo Horizonte, e na categoria master acima de 45 anos Benjamim Abaliac do Grêmio Mineiro de Belo Horizonte.

Em 2005 foram criadas as Copas do Brasil Individual e de Clubes sendo Vander Felipe(MG) o 1º campeão individual, o atual campeão é Paulo Marcos de França do Tupy de Juiz de Fora (MG).

Na competição de Clubes a Portuguesa (MG) conquistou o 1º titulo em 2005, em seguida a ACFB (RJ) venceu nos anos de 2006 e 2007, em 2008 o Grêmio Mineiro (MG) e em 2009 o Rio Branco de Americana, deu o primeiro titulo nacional para o estado de São Paulo. A atual equipe campeã é o Comari de Teresópolis.

Referência: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário